sexta-feira, 25 de maio de 2007

Ana Paula de Oliveira: Incompetência ou Preconceito?

Esse ano tem sido o ano da Ana Paula de Oliveira. Polêmicas, polêmicas e polêmicas. Erro no jogo do Botafogo, erro no jogo do Santos, chamegos do Luxemburgo. E vem à tona aquela velha máxima: mulher e futebol não combinam.

Bem, o fato é que Ana Paula erra. Errou no jogo Santos x São Paulo e errou no jogo do Botafogo, tendo sido inclusive detonada pelo dirigente do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro. Mas, e aí? Esses erros deveriam causar tanto "rebú"?

Não, não deveriam. Não deveriam porque, na minha opinião, 70% dessa polêmica se deve ao fato de Ana Paula ser mulher. Justifico: Em TODO jogo de futebol, juiz ou bandeiras erram. E erram feio. Ainda me lembro, com indignação, da expulsão do Tinga em jogo contra o Corinthians, onde ele foi expulso após sofrer pênalti. Também me lembro do roubo praticado contra o Santos, em partida contra o mesmo Botafogo.

Em nenhuma dessas ocasiões, houve tanto estardalhaço como houve nos casos da Ana Paula de Oliveira. Duvido que, se tivesse sido um bandeira homem a cometer os erros, a repercussão seria a mesma.

Tem um outro lado, contudo, que deve ser analisado: A Ana Paula gosta de aparecer, convenhamos. Hoje mesmo, no terra, li uma notícia onde ela diz usar "tanguinha" para bandeirar os jogos (leia aqui). Sei lá, ela faz uso dessa confusão toda pra ficar em destaque na mídia, isso é verdade e é lamentável.

Mas, Ana Paula ou qualquer outra bandeira, não devem ser criticadas pelo fato de serem mulheres. Isso é injusto, e, sobretudo, é preconceituoso.

PS: Ontem o assunto foi comentado no programa Estádio 97. Acesse nosso acervo digital para baixar e ouvir o programa em seu computador.

Um comentário:

rk disse...

Incompetência na arbitragem é uma coisa muito relativa, com certeza é uma das profissoes mais ingratas, nem o pessoal da informatica pode ajudar com um restore de fita tem nesses momentos.

Os arbitros lutam contra a tecnologia cada vez mais atual, e os programas de televisão quase sempre sem ter o que comentar massacram os pobre coitados.

A Ana Paula errou? errou, mas ate ai, quem nao errou , com certeza o fato de ela ser mulher a perseguicao é mais rigida.

Mas isso tbm nao é so culpa da imprensa, ela sabia dessa perseguicao antes de entrar nesse mundo. Então agora guenta.

Mais uma coisa.... " Eu vou "