quarta-feira, 23 de maio de 2007

Grêmio: O time do Milagre!!!

Sempre tive uma admiração pelo time do Grêmio. Desde a época em que Felipão orquestrava o grande time de Paulo Nunes, Goiano, Danrley e cia.

O grande barato dessa época era que o grêmio foi o maior expoente do jeito "Felipão" de ser. Felipão, grande gremista que é, levava o grêmio com o coração. E isso era visível não só fora de campo, mas dentro de campo também. A alma era a maior força do grêmio Portoalegrense.

Tivemos o grêmio campeão Brasileiro, campeão da Libertadores e vice campeão mundial.

Em 2004, contudo, tivemos a grande tragédia do time do grêmio. A queda para a segunda divisão. O time vivia um péssimo momento, e ainda sofria com erros grotescos de arbitragem (como o gol sofrido pelo Palmeiras, com 4 palmeirenses impedidos).

Tragédia gaúcha. Tempo de reestruturar o alicerce gremista.

E a série B...ah, a série B é um campeonato difícil. Complicado. Trombado. Pegado.

Última rodada, o grêmio precisava de um empate ante ao Náutico para subir para a primeira divisão. Contudo, devido à combinação dos resultados, o empate classificava, mas a derrota deixaria o Grêmio em terceiro e mais um ano na série B.

Antes do jogo, aquela velha prática conhecida: foguetório na porta do hotel, cheiro de tinta no vestiário.

Dentro de campo, tensão: Penal a favor dos donos da casa, no fim do primeiro tempo. Trave.

Segundo tempo, o jogo se encaminhando pro final, e o empate daria ao time do Grêmio a tão sonhada volta à elite do Futebol. Até que, aos 34 do segundo tempo, é marcado outro pênalti a favor do Náutico. Dessa vez a infração não existiu (o jogador no Náutico jogou a bola no braço do Gremista). Além de inexistente, o pênalti resultou em uma confusão danada, afinal de contas, o protesto Gremista foi geral. Resultado? Quatro jogadores expulsos, jogo paralizado por 20 minutos, e pênalti contra.

E voltou o espírito "Felipão". Gallato pegou o pênalti, na sequência Anderson fez 1 a 0 pro Grêmio.

Jogo folclórico, para entrar pra História. Um verdadeiro milagre.

Milagre que se repetiu recentemente quando o Grêmio precisava de uma vitória de 3 gols de diferença para chegar à final do Gauchão e fez 4.

Ou mesmo hoje, que precisava de vitória de 2 gols de diferença levar a decisão para os pênaltis e avançar para a Semi final da libertadores e fez seu papel: Ganhou no campo e ganhou nos pênaltis!

Parabéns ao Grêmio, time de raça, garra e fibra invejáveis para os times aqui de São Paulo.

PS: Recomendo fortemente o DVD Inacreditável - A batalha dos aflitos. Grande filme para amantes do futebol (exceto torcedores do Inter), que narra a saga do Grêmio rumo à primeira divisão.

Um comentário:

rk disse...

Time de grande torcida, tradicional no Brasil.


Me lembro de um caso, eu na cidade de caxias do sul, em uma churrascaria, logo identificado como paulistano, conversando com os funcionarios, percebi que o ambiente era gremista, e surgiu um link Felipão, Unanime em ambos os times.

Mas o detalhe foi o gerente falando que o time do gremio é frequentador do restaurante, nao é raro eles fecharem a churrascaria para o time todo, e aos risos falando q o inter ja tentou varias vezes e ele sempre recusa, dizendo que nem do dinheiro deles ele gostava.

o fanatismo do sul, é maior do q na capital, so estando la pra ver.